MBA

O MBA Gestão da Inovação em Saúde , com matriz pedagógica única no país, visa a formação de gestores capazes de gerenciar áreas de inovação e de transferência de tecnologia em saúde, e prepara profissionais para a gestão de projetos envolvendo produtos inovadores, capacitando-os para a aplicação dos processos existentes entre pesquisa, patenteamento, produção e comercialização de produtos.

Na verdade,  o curso pretende preencher uma importante lacuna do mercado existente entre a criação científica e a materialização de um produto de saúde originado por ela, e para isso, é preciso formar profissionais preparados para conduzir as etapas de desenvolvimento de novos produtos, principalmente em um ambiente extremamente regulado como este.

 O programa do curso busca alinhar estratégias de inovação com o processo de desenvolvimento, desde as ferramentas de pesquisa até a produção e a comercialização de produtos, viabilizando o domínio de todo o arcabouço legal necessário para transferência do conhecimento científico e tecnológico, desenvolvido por Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) para empresas que têm o interesse em desenvolver e explorar comercialmente a tecnologia, seja por meio de novos produtos, processos ou aplicação em materiais e/ou serviços na área da saúde.

Saiba mais em: mba.butantan.gov.br

EQUIPE

Coordenação

Coordenadora Geral e de Inovação
Ana Marisa Chudzinski Tavassi

Coordenadora do Projeto Pedagógico e de EaD
Linda Bernardes

Secretaria Acadêmica
Camila dos Santos Oliveira

 

Equipe de Produção 

Designer instrucional, gráfico e web
Ana Karina Rodrigues Caetano 

Programação
Flávio Caruso
Gustavo Baccan Gomes

Publicidade e propaganda
Pedro Henrique Delle Donne Cardoso (estagiário)

Equipe de tutoria
Tutoria de comunicação, webconferência e audiovisual
Isabel de Fátima Correia Batista**

Tutoria de avaliação e TCC
Sonia Aparecida de Andrade***

Administração de rede e segurança da informação
Rafael dos Santos Martins*

 

Objetivo do curso é capacitar profissionais para transformar pesquisas científicas em produtos inovadores, e para atuar nas áreas de inovação, gestão estratégica, novos negócios, produtos ou serviços,  estimulando tratamentos de doenças com novos fármacos, diagnósticos, tratamentos cirúrgicos, terapêuticos, além de novos equipamentos.

Com duração de 18 meses, e com carga horária de 645 horas (360 horas presenciais e 285 horas de trabalho a distância), o curso é formado por 3 ciclos, com objetivos específicos e conteúdos independentes, que se complementam promovendo a formação  do Gestor de Inovação.

 

Ciclo 1 – Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Ciclo 2 – Pesquisa, Desenvolvimento e Produção em Saúde

Ciclo 3 – Parcerias, Negócios, Financiamento e Gestão de Projetos Inovadores

 

O curso utiliza novos métodos de ensino e novas tecnologias, empregadas por instituições como o MIT, Harvard e Yale. Tem formato semi-presencial (blended learning) e utiliza a metodologia da sala de aula invertida (flipped classroom). Os participantes recebem o conteúdo teórico com antecedência para estudo. Os encontros presenciais ocorrem um final de semana (sexta e sábado) por mês no Instituto Butantan, com corpo docente e conferencistas experientes, das várias instituições do país e do exterior e também de empresas que adotam ferramentas e práticas bem-sucedidas de gestão, tiram dúvidas e aplicam os conceitos aprendidos em trabalhos gamificados realizados em grupo. Após o momento presencial, os participantes revisam o conteúdo, fazem atividades e checam seu desempenho à distância.

Um diferencial do curso é a reunião de profissionais de diferentes segmentos, e a aproximação de pessoas oriundas de universidades e de empresas, o que possibilita  a convergência e o compartilhamento de informações e torna o aprendizado muito mais amplo, complexo e completo

 

 

(Trabalho de Conclusão de Curso) é coordenado por professores da Biominas Brasil, que é uma empresa parceira do MBA, e especializada em promover negócios de impacto em ciências da vida, dando oportunidade aos alunos de desenvolverem uma startup ou um novo negócio até o término do curso.

Foco em profissionais interessados na gestão de projetos inovadores de saúde, de órgãos públicos ou empresas, profissionais ligados a programas (CEPID, PITE E PIPE da Fapesp, RHAE do CNPq) financiados por agências de fomento e programas de outros órgãos como Finep e BNDES. Podem ser também profissionais ligados a Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), start ups, incubadoras, aceleradoras, órgãos reguladores (Anvisa, INPI, Inmetro e Contract Research Organizations – CROs), entre outros como servidores estaduais e federais, advogados, engenheiros biomédicos e demais profissionais com atuação na área da saúde, além de mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos interessados em pesquisa aplicada, bem como empreendedores e investidores que buscam nichos de mercado nessa área.

 

O MBA Gestão da Inovação em Saúde  está ligado ao Centre of Excellence in New Target Discovery (CENTD), resultado da parceria entre Instituto Butantan, FAPESP e GlaxoSmithKline para validação de alvos terapêuticos que possibilitem a criação de novos fármacos para doenças de base inflamatória e é apoiado por essas instituições.

Informações

 

 (11) 2627-9700

 nead.mba@butantan.gov.br

segunda a sexta das 10h às 16h

     mba.butantan.gov.br

 Centro Administrativo do Instituto
     
Butantan, setor roxo
     Av. da Universidade, 210,
     Cidade Universitária, São Paulo