Cursos

 

 Editor de Conteúdo ‭[1]‬

 

Cursos de Especialização​

 

1-  Especialização em Animais de Interesse em Saúde: Biologia Animal

Supervisor Titular – Vania Gomes de Moura Mattaraia

Duração do Programa - 1 ano

O objetivo geral desse curso é especializar o aluno por meio do desenvolvimento científico e do aprendizado de boas práticas para criação, manutenção e uso de animais de interesse científico e didático em saúde.

O curso inclui linhas de pesquisas desenvolvidas por um corpo de orientadores ligados a variados laboratórios. Todas as pesquisas são relacionadas com algum aspecto da biologia de animais de interesse em saúde, versando principalmente sobre artrópodes, serpentes, roedores, lagomorfos, cavalos e anfíbios, e abrangendo as áreas de história natural e ecologia, taxonomia e sistemática, manejo e manutenção de animais em cativeiro, morfologia, bioquímica e ação biológica de venenos, genética e biologia molecular.

 

Para saber mais clique aqui

 

2 - Especialização em Biotecnologia para a Saúde – Vacinas e Biofármacos

Supervisor Titular – Elizabeth Angélica Leme Martins

Duração do Programa - 1 ano

O Curso tem como objetivo a formação de recursos humanos para atuar na área da saúde, compreendendo os processos de pesquisa, desenvolvimento e produção de imunobiológicos e outros biofármacos, bem como nos testes e vigilância da aplicação desses produtos e na divulgação dos resultados na saúde das populações.

Serão abordados aspectos das Politicas Públicas de Saúde e da dinâmica gerada pelas necessidades do mercado coadunadas com a participação do Instituto Butantan em atender estas demandas. O Butantan desenvolve e produz biofármacos de interesse em saúde pública, além de gerar conhecimento através de pesquisas científicas, divulgação e estimulo ao conhecimento científico, formando recursos humanos em todas as suas atividades. Neste contexto o Instituto Butantan tem um ambiente favorável para o desenvolvimento da Ciência e Biotecnologia e inovação tecnológica.

O curso inclui: Politicas Públicas de Saúde I e II, Metodologia de Pesquisa, Ética, Inovação Tecnológica,

Aspectos organizacionais da Instituição de Pesquisa, Produção e Divulgação Científica, Bases Científicas do Desenvolvimento de Vacinas e Biofármacos, Bases Tecnológicas e Aplicações em Vacinas e Biofármacos

Biotecnologia aplicada à Saúde, Bioprocessos e controles de produtos.

 

Para saber mais clique aqui​

 

3 - Especialização em Patrimônio e Educação da Ciência e da Saúde

Supervisor Titular – Adriana Mortara Almeida

Duração do Programa - 1 ano

O Curso objetiva capacitar novos profissionais para atuar nos campos relacionados à história, educação não formal e divulgação científica em ciências e saúde, visando o estabelecimento de novas relações entre espaços de produção científica e a população para a qual essa produção é direcionada.

A formação de recursos humanos nesta área é de crucial importância para suprir a demanda de profissionais capazes de propiciar sensibilização, reflexões, motivação e enlace comunicacional entre história, divulgação científica e educação em saúde, cuja especificidade de ações e linhas de atuação não encontra paralelo em outras instituições de saúde do Estado de São Paulo.

A formação para atuação no campo do patrimônio histórico e ambiental em espaços dedicados à saúde pública e às ciências, como o Butantan, contribui para a compreensão, preservação e valorização dos acervos documentais, museológicos, arquitetônicos, bibliográficos e biológicos dessa área. A articulação desses patrimônios com a formação em educação não formal e em divulgação científica propicia a produção de novos conhecimentos e a sua disseminação a um público amplo.

 

Para saber mais clique aqui

 

 

4 - Especialização em Toxinas de Interesse em Saúde

Supervisor Titular – Sonia Aparecida de Andrade

Duração do Programa - 1 ano

O objetivo geral desse curso é capacitar profissionais com conhecimento aplicado em toxinas para atuar nas áreas da saúde. Qualificar profissionais no entendimento dos efeitos e mecanismos da ação de toxinas nos diferentes sistemas biológicos e suas aplicabilidades e para atuação diferenciada na área da saúde, estimulando a visão integrada envolvendo ética, políticas públicas do SUS, inovação, bioprospecção, ciência e saúde.

O curso inclui linhas de pesquisas desenvolvidas por um corpo de orientadores ligados a variados laboratórios. Todas as pesquisas são relacionadas com algum aspecto relativo a toxinas de interesse em saúde, versando principalmente sobre animais peçonhentos, ações de suas toxinas, epidemiologia e tratamento de envenenamentos causados por animais peçonhentos, além de bioprospecção de novos fármacos usando toxinas como ferramentas.

 

Para saber mais clique aqui

 

 Editor de Conteúdo ‭[2]‬