Primeiro socorros

Acidentes com animais peçonhento são comuns, mas podem ser evitados. Para tanto, alguns cuidados precisam ser tomados:

Serpentes: Usar calçados fechados, de preferência de cano alto, ao andar ou trabalhar no mato.  Usar luvas grossas para manipular folhas secas, lixo, lenha, palhas, etc. Não colocar as mãos em buracos e tomar cuidado ao revirar cupinzeiros. Evitar acúmulo de lixo e entulho.   

Aranhas, escorpiões e lacraias: Manter jardins e quintais limpos. Evitar folhagens densas junto a paredes e muros das casas e manter a grama aparada. Não colocar as mãos em buracos, sob pedras e em troncos podres. Usar calçados e luvas grossas nas atividades de jardinagem. Vedar ralos, frestas, buracos e soleiras de portas e janelas. Afastar as camas e berços das paredes, evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão. Sacudir e verificar roupas e sapatos antes de usá-los. Preservar os predadores naturais: coruja, joão-bobo, lagartos, sapos, galinhas, gansos e quatis.

Taturana (lagarta): Tomar cuidado ao tocar em troncos de árvores e plantas no jardim.Verificar se existem folhas roídas nos galhos das árvores, casulos e fezes de lagarta no solo. Usar luvas de borracha ao manusear plantas.

Caso tenha ocorrido um acidente, o que fazer?

 

O que posso fazer em caso de acidente?

Informações

 

 (11) 2627-9529/9530
     (11) 3723-6969

 hvb.geral@butantan.gov.br  
     hvb.medicos@butantan.gov.br 
     hvb.enfermagem@butantan.gov.br

 24h

Av. Vital Brasil, 1500,
    ao lado do heliponto

EM CASO DE ACIDENTE, DIRIJA-SE A UNIDADE DE SAÚDE MAIS PRÓXIMA!

Ligue para resgate

Bombeiro: 193
SAMU:  192