Hospital Vital Brazil

O Hospital Vital Brazil (HVB), especializado no atendimento a pacientes picados por animais peçonhentos, iniciou suas atividades em novembro de 1945. Com uma experiência acumulada de mais de seis décadas dedicadas ao atendimento, ao ensino e à pesquisa, atestada pelos seus mais de 100.000 prontuários, é reconhecido como uma das mais importantes referências na área de envenenamentos por animais peçonhentos. O HVB mantém um serviço de pronto-atendimento e dispõe de 10 leitos para observação ou internação.

Desenvolvimento de estudos clínicos e epidemiológicos relacionados aos acidentes humanos causados por animais peçonhentos.Além da assistência a pacientes, o Hospital tem também importante papel na pesquisa clínica e padronização de procedimentos terapêuticos para os acidentes causados por animais peçonhentos no Brasil.

As principais linhas de pesquisa desenvolvidas no HVB estão relacionadas à terapêutica dos acidentes humanos causados por animais peçonhentos.Com o objetivo de diminuir a morbidade e letalidade causadas por envenenamento e reduzir reações aos antivenenos, ensaios clínicos têm sido realizados para avaliar a eficácia de diferentes tratamentos empregados.

Com programas de treinamento a profissionais da saúde e guias para o diagnóstico e tratamento dos acidentes humanos causados por animais peçonhentos, O HVB recebe médicos, estudantes de Medicina, enfermeiros e outros profissionais de saúde para treinamentos e estágios voluntários. Os técnicos do hospital participam ainda de cursos no próprio Instituto (visite também: Cursos e Estágios), dão aulas em hospitais, faculdades e outras instituições de ensino e pesquisa. Como serviço de referência no estado de São Paulo, o HVB participa da elaboração de normas técnicas e capacitação de equipes para atendimento aos pacientes e dá assessoria técnica ao Ministério da Saúde.

No Brasil, os soros antipeçonhentos são produzidos pelo Instituto Butantan (São Paulo), Fundação Ezequiel Dias (Minas Gerais) e Instituto Vital Brazil (Rio de Janeiro). Toda a produção é comprada pelo Ministério da Saúde, que distribui para todo o país por meio das Secretarias de Estado de Saúde. Assim, o soro está disponível em serviços de saúde e é oferecido gratuitamente aos acidentados.

Em São Paulo, a relação dos pontos estratégicos para o atendimento dos acidentes por animais peçonhentos está disponível no site www.cve.saude.sp.gov.br.

Informações sobre acidentes

Informações

 

(11) 2627-9529 / 9530
       (11) 3723-6969

hvb.medicos@butantan.gov.br
 
hvb.enfermagem@butantan.gov.br

hvb.geral@butantan.gov.br

24h

Av. Vital Brasil, 1500,
    ao lado do heliponto 

Assistência médica gratuita

Orientação telefônica:  24 horas por dia